O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PEREIRA, Henrique António

nasceu no princípio do séc. XX, em Santo António de Monforte, concelho de Chaves. Formou se em Filosofia e trabalhou em Angola, exercendo o ensino. Aí conviveu com os mais sonantes nomes das artes e das letras. Sempre cultivou o gosto pela escrita, em jornais e livros. Regressou a Chaves, na década de sessenta e aí terminou os seus dias, durante a revolução dos cravos que não teve tempo de o chatear. É que ele era um nacionalista convicto e, depois de ter trabalhado em Angola que ele tanto exaltou, seria mais um revoltado se tivesse vivido a odisseia da descolonização exemplar. Alguns dos seus livros foram publicados com o pseudónimo de António de Monforte.
Publicou: Chaves, Averróis, Filosofos Portugueses, Almanaque de Chaves (I e II vols.), As Caldas de Chaves, Situação dum curso profissional de seguros na reforma geral do ensino, Em prol da História da Filosofia em Portugal; Crónica da Triunfal Viagem do Presidente da República a Angola; Que Dizer? Viva Portugal; Angola e a sociedade de Escritores; O 1. ° Encontro de escritores e os primores da Lusitanidade; A História e o Português no ensino técnico; Silva Carvalho na Província Portuguesa de Angola; Excursões Escolares e Visitas de Estudo; O Homem Português na sua dimensão especulativa e Temas Africanos. Faleceu em Novembro de 1976.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt