O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PENA, Afonso

nasceu e morreu no Brasil. Mas era filho de um ilustre transmontano de Ribeira de Pena (freguesia de Cerva): major Domingos José Teixeira Pena.
Este emigrou para o Brasil, na tentativa de ir ao encontro do seu padrinho de baptismo: Sebastião José de Carvalho de Pena que ali gozava de boa fortuna. Teve dez filhos o major Domingos Pena, um dos quais foi o Dr. Afonso Pena. Ficou orfão de pai aos 11 anos. Faleceu em 1909. Foi licenciado em Direito pela Universidade de S. Paulo, onde também se doutorou. Foi ministro da Guerra, Ministro da Agricultura, Comércio e Indústria, Ministro do Interior e Deputado à Assembleia Constituinte: Fundou a Faculdade Livre de Direito de Belo Horizonte, aí exercendo a docência. Foi Presidente da República Federativa do Brasil, cargo para que foi eleito, em 1906. Também foi Presidente de Minas Gerais, director do Banco do Brasil e Vice Presidente do Brasil. Nutria pelos Portugueses e especialmente pelos Transmontanos um carinho muito especial.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt