O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

P


PARAFITA, Alexandre

nasceu na vila de Sabrosa (Trás os Montes) em 1956. Estudou na antiga Escola do Magistério Primário de Vila Real, na Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde obteve o grau de licenciado em Jornalismo Internacional, e na Universidade de Coimbra. onde fez o Curso de Pós Graduação em Direito da Comunicação. Presentemente prepara a sua tese de Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior. É Técnico Superior na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, desempenhando funções no Gabinete de Comunicação e Relações Públicas. Nesta instituição é igualmente coordenador editorial do "Campus". É também docente do Ensino Superior enquanto professor Convidado do Instituto Su perior de Administração, Comunicação e Empresa (ISACE), onde lecciona a cadeira de "Teoria e História da Comunicação Social". Ainda no exercício da docência, passou mais de dez anos no ensino secundário tendo leccionado a disciplina de "Iniciação ao Jornalismo" na Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, em Vila Real. Iniciou se como jornalista aos 19 anos. Foi director do Jornal "Contacto" (propriedade da ex Escola do Magistério Primário de Vila Real), trabalhou em "O Primeiro de Janeiro", na Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP) e ingressou no quadro redactorial de "O Comércio do Porto" em 1980. Entretanto, foi também chefe de redacção e director do semanário regional "A Região", assegurando, igualmente, colaboração regular e/ou pontual em numerosos jornais e revistas portuguesas. Obteve vários prémios, quer no âmbito jornalístico, quer no âmbito literário, destacando se: Prémio de Reportagem do Concelho de Montalegre 1984; Prémio de Reportagem dos 150 anos do Concelho de Boticas 1986; Prémio Nacional de Jornalismo (modalidade de imprensa) nas Comemorações dos Dez Anos do Poder Local 1988; 1.° Prémio em Narrativa no Concurso Literário da Biblioteca Municipal de Chaves 1990; Prémio de Reportagem Jaime Ferreira (uma das duas menções honrosas. únicas distinções) 1991: Prémio Nacional de Jornalismo Sarmento Pimentel 1991.
OBRAS PUBLICADAS: "Ah Trás os Montes' Edição de Autor, Vila Real, 1978 (poesia) : "O Instituto Politécnico de Vila Real e o Desensolvimento de Trás os Montes" Edição do Instituto Politécnico de Vila Real, V. Real. 1978 (entrevistas); "Ensino Superior ao Serviço do Desenvolvimento regional" Edição do Instituto Universitário de Trás os Montes e Alto Douro, V. Real, 1979 (crónicas e apontamentos jornalísticos); "Tempestade no meu corpo" Edição de Autor, V. Real, 1981 (poesia); "Vila Real: dez anos depois" Edição dos Serviços Municipais de Cultura, V Real, 1988 (reportagens); "A Bruxa de Cristelo" Publicações Setentrião, V. Real, 1988 (narrativa); "Retalhos deste povo" Colecção Tellus, V Real, 1988 (contos); "A Nova Ibria" Escola Superior de Jornalismo, Porto, 1991 (tese de licenciatura); "As origens de Luís de Camões em Vilar de Nantes a tradição oral e a investigação" Separata dos Anais da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, V. Real, 1992 (conferência); "Uma andorinha no alpendre" Editora Civilização, Porto, 1994 (literatura infanto juvenil); "A lenda da Princesa Marroquina", Editora Europress, 1995 (histórias em verso para crianças); "Aspectos da Comunicação Institucional em Portugal", Edição da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, V. Real, 1995 (ensaio); "O Segredo do Vale das Fontes", Editora Europress, Lisboa, 1995 (literatura infanto juvenil); "Chovia ouro no Bosque" Porto Editora, Porto, 1996 (literatura infantil); "A princesinha dos bordados de ouro", Porto Editora, Porto, 1996 (literatura infantil); "O Último Gaiteiro", Europress, Lisboa, 1997 (literatura infanto juvenil).


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt