O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

N


NEVES, Artur Augusto das

também conhecido pelo pseudónimo de Artur de Mirandela, nasceu em Bragança, em 26.2.1900 e faleceu em Matosinhos, em 6.12.1964. Professou a doutrina republicana, influenciado por seu pai e fundou a Associação dos Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança. Durante 26 anos foi tesoureiro da Agência do Banco de Portugal, em Bragança. Depois aposenta se e dedica se à política. Ao tempo da 2.ª guerra civil de Espanha coloca se ao serviço dos refugiados espanhóis e não só, pois sempre foi um homem preocupado com aqueles que viviam mal e eram injustiçados. A Câmara de Bragança, deliberou, em reunião de 12.12.1984, atribuir o nome de Artur Mirandela a um bairro da cidade. Foi homenageado, já nos fins de 1988, pelo Presidente da República.
Em 1963 escreveu um livro: Trás os Montes, pessoas e bichos, o que levou o jornal a República de 25.10.1963, a afirmar: "quem dera a muitos contistas que por aí andam ao lado de alguns livros publicados e todos eles vestidos por gente de certa importância, terem a facilidade que demonstra possuir o autor deste volume".


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt