O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MORAIS, Júlio de

nasceu em Izeda, concelho de Bragança, em 12.12.1879 e morreu em Braga, em 27.1.1946. Foi sacerdote, escritor e conferencista. Entrou na Companhia de Jesus, no noviciado do Barro (Torres Vedras), em 18.9.1896. Até à sua morte conservou um extraordinário amor àsua Companhia. Por isso nunca se poupou a esforços, a perscrutar em arquivos, na interpretação de documentos sumidos pelos anos. etc.. para desfazer calúnias e mal entendidos. Mereceu lhe particular atenção o período de vida do regime pombalino, dedicando se ao estudo das obras do padre José Caeiro. Dedicou também um estudo criterioso publicando três fascículos dos sermões e cartas suas ao Padre António Vieira. acompanhando a publicação de numerosas notas escrupulosamente cuidadas. Foi ele quem descobriu as primeiras edições clandestinas dos sermões do grande orador, como se pode ver num fascículo que também deu à Imprensa.
Escreveu os dois últimos tomos da volumosa Relação Anual das Coisas que Fizeram os Padres da Companhia de Jesus nas suas Missões, para o que teve de vencer muitas dificuldades. No 1.° volume de Proscritos, do padre Luís Gonzaga de Azevedo, S.J., dá se a conhecer a saída de Portugal do padre Morais, quando foi proclamado o regime republicano, desde que saiu do Colégio de Campolide. Conseguiu então fugir para Espanha, tendo sido professor no colégio "La Merced", em Burgos. Realizou muitas conferências pelo nosso país e Espanha.
G.E.P.B.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt