O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MORAIS, Frei Gonçalo de

nasceu em Vila Franca de Lampazes, concelho de Bragança, em 9 de Janeiro de 1543. Faleceu em 20.10.1617. Recebeu o hábito de S. Bento no Convento de Refojos de Basto (Cabeceiras de Basto), em 29.12.1558. A Ordem mandou o, depois, estudar Teologia para a Universidade de Coimbra. Foi eleito geral da Ordem, em Tibães, em 1585, por influência de el rei Filipe II. Foi um triénio do seu mandato que ficou assinalado com grande empenho e dedicação. Fundou em Santarém o Convento Beneditino chamado do Milagre, situado numa ermida que a Infanta D. Maria Manuela lhe cedeu. Chegou a ser prior desse Convento. Vagou, pela morte de D. Jorge de Almeida, o arcebispado de Lisboa. Filipe II concedeu a Frei Gonçalo de Morais uma pensão de quatrocentos cruzados nas rendas desse arcebispado que ele disfrutou até ao fim da vida, mesmo quando já era Bispo do Porto. Encontrava se no Convento de Lisboa, quando foi eleito Bispo do Porto, em Janeiro de 1602. Foi consagrado em 25.4.1602, tomando posse em Maio seguinte. Enquanto Bispo do Porto fez um mandato admirável, em todas as vertentes, desde a reparação, enriquecimento e construção d.o património religioso da Diocese, como na espiritualidade perante as populações. A hora da morte mandou distribuir pelos pobres tudo quanto tinha de seu.
Escreveu: Dois catálogos dos bispos do Porto. O Dicionário Portugal no artigo "Morais", diz que este bispo deixou escrito um tratado em Latim e vinte e cinco sermões pregados até ao ano de 1610.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt