O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MORAIS, Francisco de

nasceu em Bragança, nos fins do séc. XV ou começos do séc. XVI. Era filho de Sebastião Valcaçar, da Casa de Morais (Bragança), Cavaleiro de Cristo que tinha um morgadio em Xabregas. Teve um bisneto que se chamou Baltazar Teles, foi padre e escreveu um livro a que chamou: História da Etiópia. É nesse livro que se deixa perceber a identidade de Francisco de Morais. A GEPB dedica lhe quase três páginas. Aí se lê que "cedo entrou para o serviço dos condes de Linhares, os quais tiveram em grande apreço as suas qualidades de espírito e os seus primorosos dotes literários". Empenhou se, grande parte da sua vida, em missões diplomáticas, umas vezes directamente outras vezes assessorando personalidades da vida nacional.
Foi autor de várias obras, entre as quais: A Crónica de Palmeirim de Inglaterra; Diálogo entre um fidalgo e um escudeiro no qual se mostra a sem razão da altivesa daquele para com este; Diálogo entre um fidalgo e um doutor acerca da preferência das armas às letras ou das letras às armas; Diálogo em estilo jocoso de amores de uma regateira com um moço de estribeira; Petição ou carta de D. Inácio de Noronha a D. João III a respeito da renúncia do título de conde em D. Francisco de Noronha; Desculpa de uns amores que teve em Paris com a donzela Torci; Relação das festas que Francisco I fez das bodas do Duque de Cleves com a princesa de Navarro no ano de 1541; Relação das exéquias e enterramento de Francisco I em 1546.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt