O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MONTEIRO, Maria da Assunção Fernandes Morais

nasceu em 17.11.1950, em Vila Real, é licenciada em Filologia Româ¬nica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tirou também o Curso de Ciências Pedagógicas. Fez ainda o "Curso Livre de Chinês moderno" na UTAD.
Desde 1986 que é Docente da UTAD, tendo iniciado funções como Assistente Convidada e onde fez, em 1996, o Doutoramento em Literatura Portuguesa, com uma dissertação sobre Miguel Torga e uma Prova Complementar sobre Camilo Castelo Branco.
Após o Doutoramento, passou a Professora Auxiliar da UTAD e, em 2000, através de concurso público, ascendeu a Professora Associada. Em 2002 fez Provas de Agregação em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea na mesma Universidade, tendo passado a Professora Catedrática de Literatura Portuguesa na Área Científica de Ciências Humanas e Sociais após concurso público, em 2004.
Ao longo dos anos tem tido a seu cargo disciplinas no âmbito da Literatura Portuguesa, Brasileira e Teoria da Literatura, nos cursos de Licenciatura e também disciplinas no Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas e no Mestrado de Cultura Portuguesa.
Além da docência na UTAD, leccionou ainda um Curso Intensivo de Literatura Portuguesa na Universidade de Varsóvia, na Polónia, em 1998.
Desde 1999 que tem o Certificado de Registo de Formador passado pelo Conselho Científico da Formação Contínua, nas áreas e nos domínios do Português/Língua Portuguesa; Literaturas (Portuguesa) e Didácticas Específicas (Português).
Tem feito parte de vários júris de concursos literários sobre Poesia, Conto, Romance e Teatro.
Foi co-editora de Anais da UTAD – Forum de Literatura e Teoria Literária, membro do Conselho de Redacção da Queirosiana, Directora (e co-responsável pela fundação) da revista Terra Feita Voz e uma das organizadoras da II Série da Revista de Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Para além da actividade docente, desempenha(ou) as seguintes funções na UTAD: Presidente da Comissão de Estágios de Português-Francês, Orientadora Científica de Português, Coordenadora de Curso, Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade, Membro da Comissão Directiva do Mestrado em Cultura Portuguesa, Orientadora de diversas teses de Mestrado e de Doutoramento.
Tem feito conferências e apresentado comunicações em Portugal e no estrangeiro. Publicou artigos sobre temas literários nos Anais da UTAD, nos jornais Notícias do Douro, Suplemento de O Primeiro de Janeiro e nas seguintes revistas: Queirosiana, Estudos Transmontanos e Durienses, Agália, Tellus, Terra Feita Voz e Revista de Letras da UTAD.
É autora dos seguintes livros: (1990) Camões de Simeone Sografi; (1994) "Jesus" de Miguel Torga: análise e proposta didáctica; (1990) Romantismo e Realismo no Amor de Perdição (1996 – 2ª edição); (1998) Dialogismo e Narrativa em Vinte Horas de Liteira; (1998) O Conto no Diário de Miguel Torga (2004 – 2ª edição); (2003) Da heteronímia em Eça de Queirós e Fernando Pessoa à alteronímia em Miguel Torga; (2003) Acerca de Miguel Torga... (Com depoimentos de Padre Avelino e cartas).
Em co-autoria publicou em 1991 Introdução à Leitura de Contos de Eça de Quei¬rós (2001 – 2ª edição) e em 2005 Estudar o conto com Bichos de Miguel Torga.
Têm sido feitas várias recensões críticas às suas obras.
É ainda autora de diversos artigos em volumes colectivos, publicados nomeadamente pela UTAD e pelas Universidades Fernando Pessoa, de Aveiro, do Minho e dos Açores.
As suas obras e artigos incidem principalmente sobre teoria literária, diário, o ensino do conto e ainda sobre autores como Luís de Camões, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Trindade Coelho, Fernando Pessoa, Vitorino Nemésio, José Rodrigues Miguéis, João de Araújo Correia, Miguel Torga, Leon Machado, Mendes Moreira, Filipe Martins, Francisco Gouveia e Fernando Aires.
É(foi) membro das seguintes Associações: Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Associação Internacional de Literatura Com¬parada, Associação dos Amigos de Eça de Queirós, Associação Internacional de Lusitanistas e Sócia fundadora do Círculo Cultural Miguel Torga.
Tem feito parte de vários júris de Provas de Agregação, de Concurso para Professor Associado, de Doutoramento, de Mestrado, de Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, de Concurso para Assistente estagiário, de reconhecimento de habilitações e de Provas de Acesso ao Ensino Superior.
Tem apresentado diversos livros e sido responsável por inúmeras acções de formação em escolas e outras instituições, no âmbito da extensão universitária.
No início da sua carreira profissional, começou por leccionar no Ensino Secundário, onde fez o Estágio Pedagógico e chegou a ser Professora Efectiva do 8º Grupo-B.
Enquanto esteve no Ensino Secundário exerceu os cargos de Orientadora de Estágio Pedagógico de Português, Delegada à Profissionalização de Francês, Vice-Presidente do Conselho Directivo, Delegada de Grupo de Português, Delegada de Grupo de Francês, e Directora de Turma.
A sua actividade no Ensino Superior começou como Assistente Convidada da Escola Superior de Educação de Vila Real, em 1983, tendo depois, a partir de Maio de 1985, exercido o cargo de Vogal da Comissão Instaladora da mesma Escola.
A nível desportivo, enquanto estudante universitária, fez parte da equipa de Voleibol feminino da Associação Académica de Coimbra.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt