O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MONTEIRO, Abílio Adriano de Campos

nasceu em Moncorvo, em 7.3.1876 e aí faleceu, em 4.12.1934. Licenciou se em Medicina e além desse exercício, também cultivou o jornalismo. Juntamente com o escritor Ferreira de Castro dirigiu no Porto, a revista Civilização, "Grande Magazine Mensal" que era ilustrada e que se publicou entre 1928 1937. Aí colaboraram grandes figuras, como: Florbela Espanca, Aquilino, Adolfo Casais Monteiro, Unamuno, Teixeira de Pascoais, etc. Foi romancista, novelista e contista. Cultivou, sobremodo, um tipo de romance popular, neocan iliano, regionalista e passional.
Também marcou pontos com o seu estilo satírico e folhetinesco. Nesse aspecto ficaram a marcar, as suas obras: Miss Esfinge (1921), e Camilo Alcoforado (1925). Além dessas duas obras tem mais: As duas paixões de Sabino Arruada (romance, como os anteriores 1929) e Ares da Minha Terra (Novelas transmontanas), 1933. Publicou ainda Versos fora de Moda, Saúde e Fraternidade (do qual, no seu tempo, se venderam 40 mil exemplares), A Paixão de Ferrer Musa Irónica, Santa Olívia e Raio Verde (todos em versos). Neurastenia, Os Lusíadas, anotados e prafraseados, A oito dias de vista, Moeda Correnta, Contra a Maré (em prosa). A Promessa, o Crime duma Mulher Honesta, o Autor das Três Barcas, O Segredo da Morgada, Flor do Tojo, A Rainha da Lacónia, O Rama de Perpétuas, Maria da Fonte e os Vareiros (teatro). Usou diversos pseudónimos: Marcial Jordão, Turidu e Gil Barbeira. Fundou e dirigiu os magazines: Civilização e Argus. Foi assíduo colaborador da revista humorística: Maria Rita que suspendeu a publicação no dia em que Campos Monteiro faleceu. Também traduziu diversas obras de célebres autores franceses. Moncorvo ergueulhe um busto, da autoria de Sousa Caldas.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt