O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MENERES, Alfredo da Fonseca

nasceu no Porto, em 29.8.1866 e faleceu em Lisboa, em 12.7.1917. Mas foi sepultado em Carvalhais onde foi notável proprietário, pois seu pai fora senhor de extensos campos florestados de sobreiros que se distribuíam por Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Alfândega da Fé. Fez o curso de regente agrícola na Quinta Regional de Sintra, em 1884. Depois do curso radicou se em Trás os Montes, como gestor das suas propriedades e aí passou a sua vida. Casou bem e ligou se a uma série de organismos, como dirigente, aos quais emprestou grande empenhamento. Juntou os bens da Mulher aos seus próprios bens e com eles viveu e permitiu que outros vivessem, pois soube ser benemérito e fazer bem aos seus vizinhos. Em 1898, por exemplo, construiu em Carvalhais o edifício escolar e o cemitério paroquial. Chegou a ser vereador da Câmara do Porto, fez parte da Direcção da Associação Comercial do Porto, bem como da Associação Industrrial Portuense, etc. Foi agraciado com a grã cruz de Mérito Industrial e em 1907 recebeu carta de conselho. Foi elevado a conde de Carvalhais, título que recusou.
Escreveu várias obras: Interesses nacionais tarifas económicas; A família Teixeira Homem (Brederode) Excerptos históricos; De xofre; Em Vigiliatura; Carvalhais traços históricos, c/ 432. págs.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt