O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MENDONÇA, Francisco Furtado

nasceu em Bragança, em 22.10.1707. Aí aprendeu latim com os padres da Companhia de Jesus, prosseguindo o estudo da Filosofia, em Coimbra. Contudo acabou por formar se em Medicina. Concluído o curso radicou se em Bragança, onde ganhou fama de médico competente e popular. Em 1741 ganhou o partido político da Câmara, chegando a Presidente da autarquia. Fez fortuna e vestia bem, o que constituía um escândalo para a época e esse facto custou lhe alguns dissabores. Tinha também uma considerável biblioteca. Em 1747 ele próprio escrevia que tinha 90 volumes, a que atribuía um valor de 100.000 réis. Sempre teve inclinação para a poesia, sobretudo poesia cómica.
Foi autor das seguintes obras: Oriente del Sol más claro (que era um auto Sacramental para o Nascimento de Cristo); Suspirado Y Divino Oriente del más hermoso Prodigio (Comédia para o nascimento de N.a Sr.a); El Dezempeno Nymphático (Comédia) Triunfo del fcero amor (Baile); La Vitória de venus; La Disgracia de le Lyra; Zelo aun del ayre abrazans e El Robo del Vellocino.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt