O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MENDES, António Lopes

nasceu em Vila Real, em 30.1.1835 e faleceu em Lisboa, em 31.1.1894. Foi engenheiro agrónomo e médico veterinário. Sendo ainda aluno, fez parte de uma missão oficial de estudo agro científico ao Norte do país e, a propósito, publicou uma série de desenhos de monumentos, paisagens e costumes portugueses, no Arquivo Pitoresco, em cujo trabalho revelou já extraordinária vocação artística. Regeu durante alguns anos uma cadeira no antigo Instituto Agrícola, e cumpriu ainda algumas comissões de serviço como técnico agrícola. Em 11 de Agosto de 1862 partiu para a índia, escolhido pelo Governo para promover o melhoramento das condições agrícolas da nossa possessão e, assim, durante 16 anos, desempenhou uma acção tão notável, que mereceu as homenagens de toda a colónia. Durante a sua presença na índia, estudou a história, monumentos e costumes. Regressou a Portugal em 1873 e, dez anos depois, partiu para o Brasil, onde percorreu toda a bacia hidrográfica do Amazonas, as repúblicas do Rio da Prata e o Perú, bem como grande parte do território brasileiro, tendo feito à sua custa toda esta viagem de exploração científica, para regressar novamente a Portugal em 1884. Colaborou no Arquivo Pitoresco, no Arquivo Rural, na Ilustração Goana e no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa, onde publicou dez cartas sobre a viagem científica pelo Brasil.
Publicou diversos relatórios sobre a sua actuação na índia, e mais as seguintes obras: Abolição da escravatura em Angola e Organização do Trabalho, 1867; Índia Portuguesa, com 350 desenhos pelo autor e 7 cartas geográficas, obra mandada imprimir pelo Governo; Apontamentos sobre a província de Salari do Estado da índia Portuguesa, 1864; O Buçaco, 1875; No Amazonas; O Oriente e a América, 1892; tendo deixado ainda valiosa documentação para o livro A América Austral, que a morte não deixou concluir.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt