O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MELO, Carlos de

nasceu em 1888 e faleceu em Vidago em 16.8.1933. Foi professor da Faculdade de Medicina de Lisboa. Formando se em Medicina aos vintes e um anos de idade, seguiu para o estrangeiro, a fim de se especializar em doenças de nariz, ouvidos e garganta. Quando regressou, o seu nome não tardou a alcançar fama aliás merecida, em face das difíceis operações que realizou com êxito. Clínico de valor e operador habilíssimo, a sua opinião era sempre acatada como definitiva. Em 1916 concorreu, como professor livre de otorinolaringologia, à Faculdade de Medicina de Lisboa, alcançando o lugar. Dois anos depois tomava posse da cadeira, mas já sem concurso, visto o Conselho Escolar lhe ter reconhecido méritos inconfundíveis como catedrático. A sua maneira de ensinar era intuitiva e a sua argumentação viva e brilhante como o demonstrou exuberantemente em concursos e em sessões da Sociedade de Ciências Médicas, que frequentava quando na ordem da noite figuravam assuntos da sua especialidade.
Publicou numerosos trabalhos em revistas médicas portuguesas e estrangeiras, tendo editado, em livro, o estudo Otorinolaringologia em campanha e na prática civil, que elaborou quando esteve no C.E.P., em França e em que, por vezes, é acérrimo na crítica. O prof. Dr. Carlos de Melo dirigiu a clinica de otorinolaringologia da Faculdade de Medicina de Lisboa, onde também exerceu, durante alguns meses, o cargo de secretário. Também foi director do Hospital Escolar de Santa Marta. Era sócio titular da Sociedade de Ciências Médicas, membro do Instituto de Coimbra e condecorado com a comenda de Santiago. Foi um dos fundadores do Banco Espírito Santo e um dos seus directores.
G.E.P.B.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt