O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MATOS, António Alexandre de

nasceu em Vila Flor, em 7 de Fevereiro de 1873. Fez os estudos liceais em Bragança e em Lamego. Depois formou se em Direito pela Universidade de Coimbra. cujo curso terminou em 1898. Dois anos depois de diplomado foi trabalhar para Luanda, como conservador de registo predial e como Juíz de Direito do quadro colonial. Reformou se em 1918, como Juíz. fixando residência em Lisboa, onde passou a exercer a advocacia.
Escreveu vários livros: Comarca de Luanda, (1903); A Colonização de Angola (1912), c/ 162 pags.: Ninguém diga desta água não beberei (1925): Baíjo de Saudade (versos); Malus, mala, maliun. Coimbra, tu eras dantes (Lisboa. 1940); Discurso; Alegação Jurídica (1907): Trás os Montes Terra Nostra. A Minha tese por ocasião do 11 congresso transmontano em Setembro de 1941, (prosa e verso). Colaborou em vários jornais: Lira, Moncorvense, O Vilarealense, Defensor do Povo, Folha do Sul, Ecos de N, Gunza, Voz de Angola, O Século, O Mundo, Diário de Notícias, Mala da Europa e Trás os Montes.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt