O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MATOS, Albertino Pereira Baptista de

nasceu em Arroios, concelho de Vila Real, em 16.6.1898. Frequentou um curso comercial nocturno no Ateneu Comercial de Coimbra. Tendo abandonado o comércio e conhecendo profundamente os problemas da organização corporativa, foi o primeiro chefe de secretaria dos tribunais de trabalho, nomeado pelo sub secretário de Estado das Corporações e Previdência Social, nessa altura o dr. Teotónio Pereira, que o escolheu entre numerosos pretendentes, transitando em 1939, para o cargo de chefe de secretaria do grémio dos Retalhistas de Mercearia do Centro, quando este foi criado. Em 1941 foi criado o cargo de secretário geral em que foi provido. Exerceu o lugar de chefe de secretaria do Tribunal de Trabalho de Coimbra de 1933 a 1939. Tendo sido diversas vezes presidente da direcção do conselho fiscal da Associação de Socorros Mútuos dos Empregados do Comércio e Indústria de Coimbra.
Publicou: Legislação em vigor sobre acidentes de trabalho, l.a ed., 1936; 2.a ed., 1937, e 3.a ed., 1947; Contratos de Trabalho e Providência Corporativa, 1937, e Contrato Individual de Trabalho, 1938. Tem colaborado sobre assuntos de propaganda mutualista, corporativos e de previdência no Correio de Coimbra, Situação, Diário de Coimbra, Gazeta de Coimbra, Notícias de Coimbra, Novidades, Comércio de Viveres. etc.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt