O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MASSA, Júlio Augusto

nasceu em Freixo de Espada à Cinta, em 11.5.1922. Partiu para o Seminário de Macau em 15.4.1935. Foi ordenado sacerdote em 26.7.1946. Depois de ensinar Filosofia e Latim no Seminário e no Liceu Nacional Infante D. Henrique, seguiu (em 1950), para Roma, onde fez a licenciatura em Filosofia. Em Madrid graduou se em Ciências Sociais no Instituto Leão XIII. Em Salamanca defendeu tese de doutoramento em Filosofia. Em 1948 foi um dos fundadores do Semanário "O Clarim", onde escreveu, sob pseudónimo, durante cerca de quarenta anos. Também colaborou no Jornal de Macau. Foi duas vezes Governador do Bispado, na ausência do Prelado, em Roma, em duas sessões do Concho do Vaticano II. Leccionou Filosofia até acabar o seminário Maior de Macau. Depois trabalhou nos Serviços Diocesanos de Assistência Social. Durante cinco anos foi Director do Boletim Eclesiástico da Diocese de Macau, onde escreveu inúmeros artigos. Nomeado pelo Governador de Macau, Jaime Silvério Marques, Provedor de Santa Casa da Misericórdia, cargo que exerceu durante três anos (1960 1963).
É autor dos livros: Viajor no tempo (1995), com uma exaustiva introdução, onde se conta, em meia centena de pá ginas, o martírio causado por uma crise de saúde do autor. São 290 páginas que vale a pena ler. Sonho e Realidade (1996), com 144 pgs. Para além do temor (prosa), Sonetos Dispersos, Viver em Sociedade porquê e como? e Para uma Sociedade mais igualitária, Trabalho e bem estar (98) e Esperança entre Sombras.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt