O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MARTINS, Sebastião Luís

nasceu em Azinhoso, em 9.8.1825. Formou se em Direito pela Universidade de Coimbra e foi chantre na Sé de Coimbra, por decreto de 18.11.1897. Foi também Comendador da Ordem Militar de N .ª S.ª de Vila Viçosa "em atenção aos serviços prestados no magistério e governo provisório da diocese", por decreto de 7.3.1972. Foi Governador do Bispado de Bragança, por diversas vezes e com diversos bispos. Também foi professor de Ciências Eclesiásticas no Seminário Diocesano. Foi pároco da freguesia de Bemposta. Mais tarde foi cónego. Em 1.5.1886 foi nomeado vice reitor do Seminário de Bragança. Escreveu: Discurso recitado na solene abertura das aulas do Seminário de S. José de Bragança no dia I S de Outubro de 1895. Chegou a ser o encarregado do governo do bispado na ausência de D. José Alves Mariz.
MARTINS, Virgílio Armando nasceu em Felgueiras, do concelho de Moncorvo, em 1914. Faleceu em 1988. Usou o pseudónimo de Mar Talegre. Frequentou o ensino superior e foi diplomata de carreira. Escreveu: Esta dor de ser homem; Três poetas europeus: Camões, Gil Vicente e Fernando Pessoa; e Figuras de Silêncio.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt