O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MARTINS, João Vicente

nasceu em Moimenta, concelho de Vinhais, em 12.10.1917. Diplomou se com o curso de Ciências Económicas pela Escola de Comércio e Ciências do Rio de Janeiro. Fez depois o curso superior de Administração Ultramarina pelo I.S.C.S.P. da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciou se em Ciências Antropológicas pelo I.S.C.S.P., da Univ. Técnica de Lisboa. Fez o Mestrado em Ciências Antropológicas pelo mesmo Instituto e, aos 80 anos (1997) fez o doutoramento em Antropologia, na especialidade de Antropologia Cultural e Social. Foi profissional como técnico de topografia, com a categoria de topógrafo e prospector. Teve grandes dificuldades, quando criança, para se preparar para a vida. Começou por trabalhar, em Espanha, em 1929. Depois fez na tropa o 3.° ano de solfejo. Esteve em Angola onde estudou línguas nativas pelas quais viria a apaixonar se, ao ponto de ser sobre essa realidade angolana que fez o doutoramento. Só em 1969 concluiu o 7.° ano, no liceu de Malange, com 42 anos. Aos 59 anos obteve a licenciatura, aos 69 anos o Mestrado e aos 80 anos o doutoramento. Só um transmontano seria capaz desta enorme força de vontade. Pelo meio da sua actividade profissional, ora em Espanha, ora em Angola, ainda teve tempo para dar aulas em Caneças e Cova da Piedade (secundário) e na Universidade Nova de Lisboa. Desde 1991 lecciona no ISACE a disciplina de Antropologia Cultural, doutrinas políticas Contemporâneas, História Diplomática e Organização Política Portuguesa, pertencendo ao Conselho Científico desse mesmo Instituto.
É autor de uma série de artigos e comunicações e também de alguns livros: A Idade dos Metais na Luanda, (1966); Contos dos Quiocos (1972), Moimenta da Raia, uma aldeia comunitária em evolução e mudança (dissertação de mestrado). No Templo da meditação poesias dispersas (Inédito) e Os Tukongo do Nordeste de Angola (Inédito).


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt