O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MARTINS, Firmino Augusto

presbítero secular e folclorista (Vilarinho de Lomba, Vinhais, 16.2.1890 Tuizelo, Vinhais, 5.10.1965). Ordenado presbítero, em 1911 teve de se refugiar no Brasil, em virtude das perseguições republicanas à Igreja, regressando em 1916, e trabalhando, então como pároco em Travanca e Santalha e Tuizelo no profundo nordeste transmontano. Logo iniciou a pesquisa dos valores folclóricos e de literatura popular na região, onde achou um dos mais ricos cancioneiros populares de língua portuguesa. Criou o Apostolado da Oração nas freguesias onde paroquiou, fez uma das primeiras experiências de aulas nocturnas para adultos, pregou, escreveu em múltiplos jornais, e ainda presidiu aos interesses do concelho natal por duas vezes, valorizando o património histórico, e sendo condecorado com o grau de cavaleiro da Ordem Militar de Cristo. Utilizou os pseudónimos: Guilherme Tell e João Serrano, tendo sido membro de diversos institutos culturais. Colaborador e amigo do Abade de Baçal, as suas duas obras principais são: Folklore do Concelho de Vinhais (Coimbra, 2 vols., 1928, restando inédito o 3.° vol.) e Subsídios para a História Religiosa do Distrito de Bragança (Coimbra, 1929). O professor Kurt Schindler, da Universidade da Colômbia, musicou 26 canções (paralelísticas e encandeadas, algumas com estilo de cantigas de D. Diniz) das recolhidas pelo operoso sacerdote, autor de muitos outros registos etnográficos.
BIB.: António Mourinho, "Um Etnógrafo e Folclorista transmontano. O E Firmino Martins", in Mensário das Casas do Povo, n.° 236 (Lx.a, 1966) pp. 14 15, Mensageiro de Bragança, n.° 1 106, 15.2.1966.
Pinharanda Gomes


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt