O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MARGARIDO, António Joaquim Ferreira

nasceu em Moncorvo em 27.2.1842. Formou se em Medicina pela Universidade de Coimbra, cujo curso terminou em 1866. Dois anos depois foi nomeado médico do partido municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Em 1871 foi exercer idêntico cargo e o de sub delegado de saúde em Mértola. Em 1889 ingressou no partido regenerador, conseguindo impor se pela sua popularidade. Foi nomeado procurador à Junta Geral do distrito de Bragança. Depois foi deputado na legislatura de 1901. Por decreto de 3 de Julho de 1890 foi nomeado Governador Civil de Bragança, cargo que exerceu por diversas outras vezes, até 1908. Ficou conhecido pelo Conselheiro António Margarido. Publicou: Breves Considerações acerca do garrotilho e do seu tratamento.
MARIA, António de Santa foi o primeiro Bispo da Diocese de Maranhão. Mas não chegou a tomar posse. Era frade Franciscano da província de Santo António e foi eleito e confirmado por Inocêncio XI, bispo daquela Diocese. Acabou por ser primeiro bispo dessa Diocese D. Gregório dos Anjos. Foi deão de Capela Real, bispo titular de Diocesareia e, provido como Bispo de Miranda, por Bula de Inocêncio XI "Gratie divinae praentium de 9 de Abril de 1685. Foi curto o seu reinado, pois faleceu, aí em Miranda, em 1 de Setembro de 1688. Foi o seu titular n.° 17.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt