O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MARCOS, Francisco António

nasceu em Felgar, concelho de Moncorvo, em 27.1.1877. Faleceu em 19.11.1963. Seguiu a carreira militar, chegando ao posto de Capitão. Combateu em Moçambique contra os alemães, entre 1916 e 1918, nos postos de Negomano e Elala, de onde regressou com um projéctil no braço. Por actos de bravura foi condecorado com a cruz de guerra de 2 a . classe, medalha de mérito militar e medalha de comportamento exemplar. Regressado ao continente, foi Comandante da GNR de Moncorvo desde 1919 a 1926. Foi administrador de Concelho a partir de Maio de 1926. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara de Moncorvo, entre 1926 e 1932. Foi acérrimo defensor da liberdade, da justiça e da paz. Foi um republicano convicto, combatendo a monarquia. Logo que foi implantada a República e até ir para Moçambique fazia palestras públicas pelo concelho, a convite das comissões republicanas. Chamava às suas palestras o "credo da verdade e do desinteresse". Foi um autodidacta, culto, interessado e amigo de ser útil aos menos favorecidos. Em 1940 reanimou a Casa do Povo de Felgar que tinha morrido ao nascer, acabando com o "pão à quarta feira" uma vez que passava a Casa do Povo a proceder à distribuição e a preços mais baixos. Nessa altura a Casa do Povo atribuía subsídios a 22 inválidos.
Deixou anotadas algumas das suas "palestras públicas", com os seguintes títulos: "Feitos da Nossa História", "Os grandes inventos do séc. XIX até hoje ", "O Significado da Bandeira, Movimento Cooperativo", "O sistema monárquico e republicano", "As nossas colónias portuguesas".


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt