O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MANSO, Joaquim

nasceu em Cardigos, em 16.11.1878. Formou se em Teologia
e Direito. Foi escritor e jornalista, para além de político. Chefiou a redacção do Jornal A Pátria. Foi Governador Civil de Vila Real. Também foi Secretário do antigo Chefe de Estado Dr. Bernardino Machado. Foi, igualmente, professor das literaturas dramáticas no Conservatório Nacional de Teatro. Proferiu inúmeras conferências e participou em muitos congressos, concretamente no I Congresso de Imprensa Latina, de Leão. Foi director do Diário de Lisboa (desde 1921) e membro da Academia de Ciências de Lisboa. Colaborou em vários outros jornais e revistas.
Foi autor dos seguintes livros: Alma Inquieta; Livro das moralidades, O efémero e o eterno; O fulgor das cidades; Manuel; Fábulas; Regras para a construção de um mundo; Ramalho Ortigão; Malícia sem maldade; Primavera de lenda; Consciência nua e abandonada; Cartas a João Venâncio.
OBRAS PRINC.: Almas Inquietas; Livros de Moralidade; Manuel; Fábulas; Pedras para a Construção de um Mundo; Ramalho Ortigão; Malícia sem Maldade; Primaveras de Lenda; Consciência Séria e Abandonada; Cartas a João Venâncio.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt