O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MANSO, Francisco Manuel Martins

nasceu na freguesia de Bemposta, concelho de Mogadouro, em 19.2.1836, falecendo em 1.9.1907. Licenciou se em Direito pela Faculdade de Coimbra, em 1857. Nessa altura era Bispo da Guarda, seu tio D. Manuel Martins Manso que o convidou a fixar se na Guarda, onde precisava dele. Francisco Manso faz, então, um curso teológico e é ordenado padre, em 1859, na Sé da Guarda, por seu tio. Acompanhou o, depois, cerca de 20 anos, como secretário pastoral. E aquando do jubileu de Pio IX, por Provisão de 23.5.1875 e por Pastoral de 1877, o P.e Francisco Manso chegou a actuar como se fosse bispo coadjutor do tio. Foi eleito Vigário capitular em sessão de 8.12.1878. Quando D. Manuel Manso estava convencido de que pouco tempo lhe restava de vida, quis designá lo para bispo auxiliar. Chegou a iniciar o processo junto da Nunciatura. Mas quando o tio se abriu, sobre isso, para com o sobrinho, este disse lhe abertamente que não desejava ser bispo. Como Vigário Capitular (e Chantre da Sé), governou o bispado de 1.12.1878, até 12.10.1883, data em que é empossado o novo bispo: D. Tomaz Gomes de Almeida. Tinha nessa altura 47 anos de idade o 1?e Francisco Manso. Continuou a usar para com o novo bispo, da lealdade de que usara para com o tio. Ficou conhecido pelo seu desprendimento dos bens terrenos e pela sua grande dedicação à fé. Foi Cónego e Cabido, em 1878.
Encabeçou o movimento pela não extinção da Diocese da Guarda, no que foi bem sucedido. Publicou diversos documentos pastorais em nome de seu rio.
BIBL: Pinharanda Gomes, Dom Manuel Martins Manso, Bispo do Funchal e da Guarda,Lisboa. 1996.





In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt