O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

M


MANSILHA, João

foi frade dominicano. Nasceu em Lobrigos, concelho da Régua, em 18.5.1711. Morreu em Pedrogão, em 25.12.1780. Diplomou se em Teologia na Universidade de Coimbra. Foi docente em Teologia no Convento do Porto e foi docente de Filosofia em S. Domingos de Benfica, em Lisboa. Em 10.9.1756 conseguiu daquele que viria a ser o Marquês de Pombal, o estabelecimento da Companhia Geral da Agricultura do Alto Douro. Foi procurador da nova companhia na corte contra a vontade popular, promoveu a repressão do motim do Porto (1757) e colocou se ao lado dos interesses económicos do Marquês de Pombal. Em contrapartida viu se por ele promovido a Conselheiro do Rei e a superior dos Dominicanos em Portugal. Em 1761 foi nomeado inquisidor para o Santo Ofício de Lisboa. E em 1773 passa a integrar o Conselho Geral da Inquisição. Com a queda do Marquês, o visitador geral dos Dominicanos, tendo em conta "os escândalos e indignos procedimentos com que, em todo o tempo, se tinha conduzido", condena o a ser deposto, recluído e desterrado para toda a vida.
OBRAS: "Cartas", em Francisco Maria dos Santos, História Escandalosa dos Conventos da Ordem de S. Domingos em Portugal, Lx., 1901; vários documentos para a criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em T.T., Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, liv. 59, d.3; Cartas do Tombo do Arquivo da Companhia Velha. Porto, catalogadas pelo secretário da Junta, M. Gomes de Lima.
BIBL.: Sousa Costa, "Figuras e Factos AltoDurienses. I. Frei João de Mansilha e a Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro", em Anais do Instituto do Vinho do Porto, P., 1953; D. Maurício, História do Mosteiro de Jesus de Aveiro, 1, 340 354; Jácome Ratton, Recordações, C., 1920.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt