O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

L


LOPO, Joaquim de Castro

nasceu em Valpaços, em 2.11.1860 e faleceu na mesma vila, em 17 de Maio de 1952. Foi um ilustre transmontano e sobretudo um dinâmico Valpacense, pois por proposta sua, de 6 de Novembro de 1935, a vila passou a ter o seu feriado municipal, em 24 de Junho, aniversário da elevação a concelho. Colaborou activamente na imprensa da época e deixou alguns trabalhos editados e outros em preparação. Assinava, parte desses trabalhos com o pseudónimo de VALBEL, primeiras sílabas das palavras Valpaços e belo, uma homenagem à sua Terra bela.
Obras publicadas: Viagem ao Jaú (1912); Subsídios para a História de Valpaços e Hospital Municipal (1875 1925). Em 1888 fundou um semanário a que chamou Avisos de que era proprietário e director. Somente se publicaram 12 números, entre 7 de Outubro e 30 de Dezembro. Era impresso em Chaves. Foi um monárquico convicto. Escreveu outro livro: O Concelho de valpacos. Colaborou na página literária de O Primeiro de Janeiro. Tinha uma memória prodigiosa, decorando muitos sonetos dos grandes autores mundiais. Foi quem fundou e instalou a Associação Beneficiente Municipal (de Valpaços), cujos Estatutos ele elaborou. Por intermédio de seu irmão Constantino de Castro Lopo, conseguiu desbloquear avultadas verbas para o hospital de Valpaços. Foi administrador da Empresa das Águas de Vidago e Pedras Salgadas.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt