O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

G


GONÇALVES, Jaime António

Nasceu em Salselas, concelho de Macedo de Cavaleiros, e foi "Maitrise" em Sociologia pela « Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales» de Paris, desde 16.11.1985. Recebeu diploma e medalha de Ouro "pela sua obra ao serviço das Artes e das Letras", em 1.1.1994 da "Renaissance Internationale des Arts et Lettres", de França. Foi o Presidente da Associação Centro Português de Acolhimento e Promoção Cultural, em Paris XVI (1979/1980), Vice Presidente da Associação "os Amigos do Museu Rural de Salselas", Membro fundador da Associação dos Lusofalantes da Europa.
Autor de obras em sociologia, poesia, conto, história, ensino, jornalismo. Em poesia: Os Desenraizados (Paris, 1982); Nozes dos Emigrantes em França (antologia poética bilingue (1960 1982); Antologiado em diversas outras obras. Utiliza o pseudónimo de António Cravo. Mantém colaboração em diversos órgãos de informação luso franceses. O Mensageiro de Bragança, publicou, em 11.7.1997, numa página inteira sobre António Cravo, escrevendo, a dada altura: O Dr. António Cravo começou por se revelar no mundo da poesia com "Os Desenraizados", (1981), "Vozes dos Emigrantes em França, Antologia Poética 1960/1982" co publicado com Rebelo Heitor, assim como através de poemas diversos em várias antologias: "Poetas do Mundo Lusíada", (Academia Poema, EUA, 1987) "Poètes sans Frontières" (Nouvelle Pléiade, Paris, 1994), "Da Poesia" Vol. VI (Editorial Minerva, Lisboa, 1997). Licenciado em sociologia, é também neste domínio que o Dr. António Cravo tem deixado marcas fortes, em particular com a obra "Les Portugais en France et leur Mouvement Associatif 1901/1986" (CIEMIL'Harmattan, Paris, 1995). Assim, o mérito deste poeta e sociólogo, oriundo de Trás os Montes e radicado em França há mais de 20 anos, tem sido reconhecido e recompensado. Nomeadamente em 1994, foi distinguido com a Medalha de Ouro pela "Intemationale des Arts et des Lettres de France" e em Março último recebeu um prémio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro".


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt