O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

G


GOMES, Domingos Dias

Nasceu em Ribeira de Pena, em 1940. Em Outubro de 1951 ingressou no Seminário de Vila Real. Anos depois saiu por não ter vocação e frequentou o liceu que concluiu em 1962. Licenciou se na Faculdade de Medicina do Porto, em 1971, com a classificação final de 14 valores, após lhe ter sido interrompido o curso para cumprir o serviço militar obrigatório entre 1965 1969; Iniciou a actividade de pós graduação, no Hospital de S. João, em 2 de Janeiro de 1971, terminando em 8 de Janeiro de 1973 o Internato Geral com distinção; Iniciou o Internato de Especialidade, em 2 de Junho de 1973, no Serviço de Terapêutica Médica do Hospital de S. João e na especialidade de Medicina Interna, terminando em Dezembro de 1978, após provas públicas, com a classificação final de Muito Bom, Com Distinção e Louvor; Em 30 de Novembro de 1979, como especialista de Medicina Interna, é integrado no quadro do Hospital de S. João; Actualmente é graduado em Chefe de Serviço, Foi também docente de Fisiologia da Faculdade de Medicina do Porto desde 1972 e durante dez anos. Foi entre 1976 e 1978, nomeado Assistente da Cadeira da Fisiologia de Esforço do Instituto Superior de Educação Física do Porto; Quaisquer destas situações obrigaram a aumentar os conhecimentos e forneceram grande base complementar para toda a actividade clínica; Tem organizado vários Congressos em Medicina, Traumatologia, Recuperação e Desporto.
Além de investigação, tem publicado bastantes trabalhos de vários âmbitos, nomeadamente no que diz respeito à Cardiologia, à Fisiologia de Esforço, Traumatologia e Recuperação; Desde Maio de 1976 é responsável pelo Departamento Médico do Departamento de Futebol Sénior do Futebol Clube do Porto. Precisou de obter conhecimentos específicos para melhor acompanhar os atletas e, acima de tudo, arranjar métodos de tratamentos de modo a conduzir a recuperação rápida e eficiente dos mesmos, em termos físicos e após lesões, na área médica e cirúrgica; Director do Curso do Podologia do Instituto de Ciências da Saúde, há dois anos; Professor da Opção de Medicina Desportiva do Curso de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de D.ª Ana Guedes; Professor da cadeira de Electroterapia e Recuperação do Bacharelato de Podologia no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte; Médico Responsável pela Clínica Domingos Gomes, composta por uma ala de Electroterapia, com equipamentos dos mais modernos, um Ginásio de 40m2, e uma área de Mecanoterapia e Recuperação, com máquinas de recuperação e Tapete Rolante. Deputado da Assembleia da República, pelo PSD.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt