O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

F


FERREIRA, Manuel António

Nasceu em Mirandela, em 4.3.1892. Aos 18 anos alistou se no Regimento de Infantaria 5, tendo seguido para Moçambique no ano seguinte. Aí colaborou na missão que fez o estudo do caminho de ferro de Moçambique. Em Agosto de 1915 seguiu para o Niassa, participando nas acções contra os alemães até Março de 1919. Chegou a ficar ferido nos combates. Participou activamente na repressão às tropas invasoras que no Norte de Moçambique tudo fizeram para tomar conta daquela Província Portuguesa. Essa sua participação activa na grande guerra, mereceu lhe a promoção por distinção. Também teve a Torre e Espada, com palma, Cruz de Guerra de 1.a classe. Mereceu ser condecorado com muitas outras distinções nacionais e estrangeiras. Mais tarde desempenhou funções junto do Governador da índia. Fez parte de várias comissões.
Escreveu vários livros, entre os quais: O Manual dos graduados do Corpo de Polícia e Fiscalização da índia. Colaborou em vários jornais: Moçambique, o Heraldo, o Jornal da índia, Pátria Portuguesa, Voz do Combatente, Diário da Noite.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt