O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

F


FERNANDES, José Augusto

Nasceu em S. Martinho de Anta (berço de Torga), concelho de Sabrosa, em 12 de Novembro de 1919. Feita a 4.a Classe com distinção, seguiu para o Seminário de Vila Real, onde brilhou, ano a ano, concluindo o curso Teológico com o fulgor que lhe foi habitual. Esteve para ingressar na Gregoriana. Contudo surgiram dificuldades ocasionais que levaram à mudança de rumo. Foi então nomeado Professor no Seminário, acumulando com as funções de prefeito. Novas contrariedades e José Augusto Fernandes, confrontado com barreiras ao prosseguimento da função sacerdotal, dirigiu-se a Lisboa, tentando vida nova, o que não foi nada fácil. Confessa ele: "fui marçano, dormi na rua, depois num armazém de ferro velho, sem água, sem nada. Lutei até à exaustão, subi a professor primário, depois secundário, passei por colégios, por Institutos de Línguas, em Lisboa, até que deixei a docência e optei pela função pública, onde, sempre por concurso público, cheguei ao topo. num Departamento do Ministério do Exército, aposentando me em 1975. "Durante esses anos, mais maus do que bons, dedicou se ao jornalismo e à poesia. Chegou a ser o chefe de redacção do antigo Jornal de Trás os Montes, com sede no Chiado, perto da Brasileira. Fundou uma Conferência Vicentina no Vicariato de Chelas e sempre colaborou em instituições ligadas à pobreza. Tem colaboração dispersa por vários jornais: A Voz de Trás os Montes, Notícias de Chaves, Notícias de Vila Pouca de Aguiar. Publicou, entre outros, os seguintes livros, em poesia:
Metade de Mim (1955); Tentação de S. Martinho e Bodas de ouro de Orpheu (1983); Revelação de São Martinho (1984); Velas Acesas (em 1988) e Museu de Santa Clara (1989). Tem mais um livro pronto para editar: Versos de Deus.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt