O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


COUTO, Manuel Cardoso Gonçalves do

Sacerdote secular e pregador (Telões, Vila Pouca de Aguiar, 1.8.1819 17.9.1897). Feitos os preparatórios na terra natal, concluíu Teologia no Seminário de Braga, e realizados os exames de confessor e de pregador, preferiu a vida de missionário à vida paroquial. Desde 1845, dedicou-se à pregação itinerante, dentro do movimento conhecido por "missões populares" ou "missões no interior". Nessa qualidade, formou equipa com outros sacerdotes de nomeada (entre eles, o Padre Campo Santo e Fr. Domingos Sanches, exclausturado do Convento do Varatojo) e percorreu todo o Norte do país em pregação missionária. Trás os Montes foi a região preferida para a sua actividade apostólica, sendo conhecido por "Apóstolo de Trás-os-Montes", mas também chegou ao Porto e arredores, onde foi combatido pelos liberais, que viam nele um ultramontano. Pregador e confessor de fundo, chegava a dispender dezasseis horas no confessionário, obtendo bons frutos na resolução de problemas familiares e questiúnculas sociais. Mandamentalismo e moralista, chegou a ser suspeito de jansenismo. O fruto do seu trabalho missionário ficou num livro, porventura o mais editado em Portugal até há pouco, Missão Abreviada para despertar os descuidados, converter os pecadores e sustentar o fruto das missões, ou simplesmente Missão Abreviada (1.a edição, Porto, 1859, 16.a ed., 1900, nove ed., Vila Pouca de Aguiar, sal.). Seguiu o método de Santo Afonso Maria de Ligório, de quem traduziu um texto. Conhecida por "Biblia das aldeias", a Missão Abreviada exerceu grande influência espiritual, havendo opiniões de que a visão do Inferno por Lúcia, nas aparições de Fátima, pode ter sido influenciada pela memória desse livro que sua mãe costumava ler, e que aparece mencionado em obras de Camilo (A Brasileira de Prazins) e de Trindade Coelho (Os meus Amores). Jaz na ermida de N Sr.a Dores (Telões), em cuja festa o povo traz o seu retrato em andor à procissão de N.a Senhora.
BIB.: J. Geraldes Freire, Padre Manuel José G. Couto, autor da Missão Abreviada. Porto, 1986; Pinharanda Gomes, Pensamento Português. VI. Braga, 1992, pp. 67 70.
J. Pinharanda Gomes


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt