O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


CHAVES, Marqueses de

Manuel da Silveira Pinto da Fonseca, foi o 1.° marquês de Chaves e 2.° conde de Amarante, em 1826. Nasceu em Vila Real em 3 de Março de 1784 e morreu em Lisboa em 7 de Março de 1830. Foi major de um batalhão de voluntários em Trás os Montes, em 1808, quando rebentou a insurreição nacional contra os franceses invasores. Esse batalhão de voluntários viria a ser oficializado com o nome de Caçadores 3. Fez a guerra peninsular com o posto de coronel e em 1815 foi promovido a Brigadeiro. Em 1819 foi nomeado governador da praça de Valença. E em 1820 ascendeu a marechal, sucendo a seu pai, que era o conde de Amarante. Em 1823 revoltou se com as suas tropas ao regime constitucional e por isso teve de bater se contra as tropas que para ali foram mandadas sob o comando do general Luís do Rego. Foi vencido e por isso se refugiou em Espanha. No ano seguinte deu se a "Vilafrancada" e ele foi elevado a marquês de Chaves por decreto lei 3 de Julho e carta de 25 de Outubro de 1823. Mas a sua vida continua perturbada por razões políticas.
2.° Marquês foi José Culmieiro da Silveira Pinto da Fonseca que nasceu em 11.1.1865. Era filho do 1.° marquês. Foi funcionário superior das Alfândegas e representou os títulos de Conde de Amarante e Barão de Paulos. A representação do título caiu em Manuel da Silveira Pinto da Fonseca que nasceu em 1894 e que era filho primogénito do 2.° marquês.


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt