O Semanário de Trás-os-Montes e por excelência da Região Demarcada do Douro
Notícias do Douro Notícias do Douro
Notícias do Douro
Dolce Vita
[ Inquéritos ][ Fórum ][ Farmácias ][ Futebol ][ Agenda ][ Tempo ][ Pesquisa ][ Assinaturas ][ Publicidade ][ Ficha Técnica ][ Horóscopo ]
Transmontanos e Durienses +
Noticias do Douro
Pesquisa
Livro

Transmontanos e Durienses +

C


CHAVES, Agostinho

Nasceu em Vila Pouca de Aguiar, em 4.8.1947. Fez o Bacharelato em Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Seguiu a profissão de Jornalista, área em que se especializou. Trabalhou muitos anos na Rádio Renascença (Porto) de que foi das vozes mais ouvidas e mais respeitadas. É Colaborador de: Comércio do Porto, Semanário Transmontano, A Voz de Trás-os-Montes, Maré Viva, (Espinho), República, Diário de Lisboa, Notícias de Chaves, Notícias de Trás os Montes, O Século, Gazeta de Coimbra, Diário de Coimbra, Jornal de Notícias, o Primeiro de Janeiro, Letras e Letras, Notícias do Tâmega e Revista Cinema. Foi director da Revista Em Foco. Sócio fundador da Casa de Trás os Montes e Alto Douro (de Coimbra e do Porto). Fundador do Cinanima, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho; Animador sócio cultural e dirigente da Associação Nacional de Animadores Sócio Culturais (Anasc); Presidente da A.G. do Círculo Portuense de ópera; Foi formador do I.E.EP., do I.RJ. e da Escola Profissional de Espinho. Coordenador do Boletim Municipal de Vila Pouca de Aguiar e de Valpaços. Editou "Livros sem editor", (Coimbra), e Cadernos Continente (Porto). Representado no dicionário de Autores Poesia 70. Encenou as peças: Memórias de um serão, Histórias da Avozinha e À Rosa do Adro, para o Grupo Cénico Bom Sucesso. Encenou, ainda: Farsas e farsantes para a Trupe da Vila. Fez crítica de cinema e de teatro.
É autor de: Organização do Mundo Vivo, Anatomia e Fisiologia Vegetal, Demografia e Desenvolvimento, Liderança num grupo democrático, Portugal, a Ocidental Praia Lusitana, Monografia de Gondomar (ed. Livro Branco), Atlas do Norte de Portugal (CCRN), Para a construção da minha cidade (poesia), O Portão da Quinta Branca (romance). Actualmente, além de jornalista, é empresário turístico, explorando uma Casa de Turismo de Habitação em Vila Chã (Vila Pouca de Aguiar).


In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães - Tel/Fax: 253 412 319, e-mail: ecb@mail.pt
Preço: 30€

(C) 2005 Notícias do Douro - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Design: Notícias do Douro. Email do Jornal: noticias.do.douro@netc.pt